Reunião de autoridades políticas discutem reajuste salarial dos professores municipais

Depois de inúmeras rodadas de negociação e de várias propostas feitas pela gestão e, nenhuma delas sendo acatada pela comissão e aprovada pela assembleia do sindicato, passando até por uma greve, suspensa pela justiça, a gestão resolveu encerrar as negociações em virtude de uma atitude extrema que alguns professores tomaram de fazer manifestações públicas contra a gestão num momento em que a mesa de negociação continuava aberta com significativos avanços.

Segundo o prefeito Dr. Nei, "As manifestações são atitudes extremas para chamar atenção da população para o caso de gestores que não querem sentar e negociar. Não foi nosso caso, em momento nenhum nos recusamos a dialogar para juntos encontrarmos uma solução”.

Diante da paralisação das negociações, a equipe técnica da secretaria de educação elaborou um documento subscrito por um conjunto de professores que formaram maioria entre a categoria e encaminharam à Secretária de Educação para que fosse entregue ao prefeito, no qual afirmam o interesse na concessão da última proposta apresentada do reajuste de 20%, alegando uma insatisfação com o resultado das negociações em que foram representados pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Capela do Alto Alegre - SINPUMCA.

Na reunião, a Secretária de Educação, os Vereadores Raminho e Kero fizeram uso da palavra em defesa da concessão do reajuste de 20%, em atendimento ao apelo da maioria dos professores. O Secretário de Administração Eduardo Soares destacou que "Era preciso atender o anseio da categoria, entendendo que este é o melhor caminho para dar continuidade a uma gestão que sempre se preocupa em manter o clima de harmonia e para darmos continuidade aos projetos grandiosos de uma equipe incansável em fazer o melhor pela população capelense".

O Deputado Federal Daniel Almeida, que mais que deputado votado pelo grupo do prefeito é um conselheiro político e administrativo da gestão, trouxe à memória dos presentes os grandes feitos das três gestões de Dr Nei em prol da educação de Capela e fez uma defesa da categoria, enfatizando que a concessão deste reajuste reforçará seu compromisso em continuar investindo naquilo que é o maior bem de uma sociedade, a Educação.

Ao final, após réplicas do prefeito sobre as falas de todos e ressaltando sua insatisfação com a condução das negociações, por parte do Sindicato, que politizou o tema a todo tempo, o prefeito agradeceu a iniciativa da reunião, agradeceu a presença de todos, particularmente do Deputado e afirmou que "um líder não anda sem seus liderados". Há momentos em que temos que ceder, em função de causas nobres." Disse o Prefeito Dr. Nei, acatando a sugestão do grupo. O projeto de lei, com 20% de aumento, será enviado à Câmara o mais rápido possível.

A Secretária de Educação, Lucélia Marinho, afirmou: "É o fim de um imbróglio que vem se delongando há muito tempo. Vamos ter paz para trabalhar a partir de então. Pauta vencida! Vamos para outras lutas!! Há que se ressaltar que foi um gesto de muita grandeza do Prefeito."

"Todos nós sabemos que não há condições financeiras para a concessão dos 33,24% pela insuficiência de receita para isso. Mesmo assim e, apesar do tratamento injusto que foi dado a sua figura pública, ele foi capaz de passar por cima de tudo isso e nos ouvir. De atender ao nosso apelo. Pelo bem da cidade. Pelo bem dos nossos alunos, de suas famílias e pelo bem do futuro brilhante que estamos escrevendo para Capela." Finalizou a Secretária

A Passagem Urbana de Capela ligará a Av. Vasco Filho à Ba-414, sentido Pintadas. O trecho segue com limpeza, drenagem, nivelamento do solo e preparação da via para receber asfalto.

Após reuniões e solicitações do Prefeito Municipal Dr. Nei, na manhã desta segunda-feira, 06, o governador da Bahia, Rui Costa, acompanhado de comitiva, visitou Capela Do Alto Alegre, onde foi recebido pelo prefeito, o vice Romeu, vereadores, secretários municipais, autoridades políticas da região, estudantes e toda população da sede e zona rural que compareceram à Praça Antônio Dionísio de Oliveira, onde o evento foi realizado.