SMS Promove ação de combate à Dengue

A Prefeitura Municipal de Capela do Alto Alegre (PMCAA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã desta quinta-feira, dia 2, a Caminhada de Prevenção e Combate à Dengue.

SMS Promove ação de combate à Dengue

Intitulada "Unidos no combate ao mosquito, todos os dias!", a manifestação teve início às 8 horas e a concentração aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) José Catarino, organizada pela Secretaria de Saúde e que contou com o apoio das demais secretarias e departamentos municipais.

A expectativa foi de mobilizar todos os moradores do Bairro Novo Horizonte em torno da caminhada.

"Estamos realizando essa primeira ação no bairro (Novo Horizonte) por ter sido um dos locais com o maior número de casos (de dengue) atestados e esperamos que a população se conscientize e que também faça a sua parte no combate ao mosquito da dengue", declarou o Secretário de Saúde Erivan Silva.

Durante a caminhada, servidores se fantasiaram, usaram apitos para chamar atenção e seguraram cartazes com frases de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, a febre amarela urbana, a chikungunya e o zika vírus, estiveram acompanhados de carro de som e também realizaram distribuição de panfletos educativos.

"Partimos do Bairro Novo Horizonte e passamos por outros bairros da cidade até chegarmos ao centro, é um momento que precisamos reforçar o combate diante dos casos notificados e positivados para dengue.", Ressaltou Manuela Guimarães, Coordenadora do VIEP - Departamento de Vigilância Epidemiológica

Agentes de Combate à Endemias fizeram visitas aos lares para a verificação de focos e fiscalizar possíveis irregularidades, para aplicar, caso necessário, agentes químicos que matam as larvas do mosquito em suas fases iniciais. Além disso, fizeram recolhimento de materiais que pudessem acumular água parada.

A caminhada "Unidos no combate ao mosquito, todos os dias!" que iniciou no Bairro Novo Horizonte e finalizou na Praça Joaquim Machado é uma das diversas ações de prevenção e de combate à dengue promovidas pela PMCAA no município.

Prefeitura de Capela do Alto Alegre | Governo do Trabalho

A Passagem Urbana de Capela ligará a Av. Vasco Filho à Ba-414, sentido Pintadas. O trecho segue com limpeza, drenagem, nivelamento do solo e preparação da via para receber asfalto.

Após reuniões e solicitações do Prefeito Municipal Dr. Nei, na manhã desta segunda-feira, 06, o governador da Bahia, Rui Costa, acompanhado de comitiva, visitou Capela Do Alto Alegre, onde foi recebido pelo prefeito, o vice Romeu, vereadores, secretários municipais, autoridades políticas da região, estudantes e toda população da sede e zona rural que compareceram à Praça Antônio Dionísio de Oliveira, onde o evento foi realizado.