25/05/2023 às 09:59:48

Atendimento Educacional Especializado

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou reunião com vistas a efetivação de políticas públicas voltadas ao público de estudantes formado por crianças e jovens com condições especiais. O encontro aconteceu no Colégio Municipal Manoel Geraldo Carneiro.

"Inclusão, compromisso e responsabilidade de todos" foi o tema da Roda de Conversa promovida pela Secretaria de Educação, que reuniu o poder público, diretores, vices, coordenadores pedagógicos e professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado), na manhã e tarde de ontem (24), na sala de vídeo do Colégio Manoel Geraldo.

A reunião, com vistas à implantação do CAEE em Capela, contou com a presença de profissionais de outros municípios, com trabalhos especializados na área.

Rosângela Borges, Psicopedagoga - Coordenadora de Educação Especial do Município de Riachão do Jacuípe, explicou sobre a formação do CAPE - Centro de Apoio Pedagógico Especializado, também abordou a experiência de atendimento à crianças especiais e a necessidade de ser criado um protocolo de admissão de crianças e jovens em condição especial.

Camila Santos, Psicopedagoga - Coordenadora de Psicopedagogia da Secretaria De Educação em Riachão do Jacuípe e Professora da FARJ, considerou sobre o trabalho pela garantia de que o público focal seja atendido pelo núcleo CAEE - Centro de Atendimento Especial ao Estudante.

O Psicólogo Lucas Miranda - Mestre em Psicologia da Saúde enfatizou sobre a tarefa do profissional de saúde mental e no dever de conhecer a realidade e a cultura local, para perceber as demandas e poder dar o apoio adequado.

"Sempre foi um desejo criarmos uma rede de integração Educação-Saúde especializada em atendimento aos estudantes em situação especial e nesse momento estamos dando o primeiro passo para implantarmos em Capela. Nossa gestão está atenta e dará todo apoio para criarmos e executarmos todos os serviços possíveis." reforçou o Prefeito.

O CAEE é um sistema de rede, que integra todos os setores de atenção à criança e ao adolescente.

Estiveram presentes o Prefeito Dr. Nei, o Secretário de Educação Professor Marinho, o Secretário de Saúde Erivan Silva, da Coordenadora do EMAESME Elisangela Ramos, da Equipe da Secretaria de Educação e de Diretores, Vices, Professores e Coordenadores pedagógicos do Município.

Prefeitura Municipal de Capela do Alto Alegre | Governo do Trabalho